Não há vagas? A luta dos pais e dos trabalhadores dos CMEIS

14/02/2018

NÃO HÁ VAGAS?
A PREFEITURA DE GOIÂNIA MENTE SOBRE OS CMEIS!

Há décadas as famílias trabalhadoras de Goiânia, em especial as de menor renda, enfrentam a falta de vaga nos Centros Municipais de Educação Infantil-CMEIs. Todos os anos a história se repete e milhares de mães e pais, que necessitam deixar seus filhos nesses estabelecimentos, para trabalhar com tranquilidade, se deparam com o mesmo problema: NÃO HÁ VAGAS! A Prefeitura, por sua vez, tenta justificar o injustificável e repete as mesmas razões, que não convencem mais a população.

Este ano, além das velhas dificuldades, denúncias têm sido feitas sobre as mentiras e fraudes que a Prefeitura pratica nos CMEIs. São fatos graves que precisam ser apurados pelas autoridades competentes.

Entre as ações incorretas e ilegais da Prefeitura, chegaram ao nosso conhecimento ao menos três: 1) Embora mães e pais não consigam garantir a vaga de seus filhos, inúmeros CMEIs estão desde o início do ano letivo com turmas ociosas, com turmas de mais ou menos 5 alunos onde a capacidade é para 25; 2) Muitas matrículas foram feitas antes da data de abertura oficial para a população em geral, o que significa privilégio para alguns; 3) O compromisso de reservar a 70% das vagas, de acordo com a legislação, para famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família não está sendo cumprida.

Além de todas essas irregularidades, os servidores de apoio educacional se mobilizam para fazer uma paralisação, pois a Prefeitura os desrespeita ao não cumprir há mais de 9 meses o repasse da complementação salarial dos últimos concursados.
É o momento de mães, pais e servidores se unirem para enfrentar as mentiras da Prefeitura de Goiânia e exigir que a legislação seja cumprida e todas as famílias tenham assegurado seu direito à educação e à guarda plena de seus filhos, enquanto trabalham duro. Educação e guarda que devem ser providas com servidores bem remunerados e respeitados em seus direitos.

 

Mães e pais conquistam convocação de concursados e mais vagas em creches de Teresina

15/02/2018

Na região norte de Teresina, Piauí, pais e mães conquistaram mais vagas para seus filhos. Como? Por meio da luta! A luta por mais vagas e a luta por convocação e melhores condições de trabalho é uma só.

No início de janeiro, 60 pais se manifestaram três dias seguidos na porta do CMEI pra protestar contra a ausência de vagas para crianças de três anos. Havia estrutura para as crianças mas não tinha professor contratado. Os familiares só saíram com uma resposta oficial da Secretaria prometendo mais vagas.

Já em início de fevereiro, as mães do CMEI Zélia Calixto de Araújo, também na Zona Norte de Teresina, decidiram acampar em frente ao contra a falta de vagas e um período de matrícula definido. Depois de 3 dias de acampamento, a Secretaria respondeu garantindo que conseguiria mais vagas convocando professores concursados e abrindo novas turmas, além da abertura de pelo menos três novas creches na reunião.

A luta de Teresina mostra que o apoio dos pais e mães à paralisação dos auxiliares dia 5 de março não é apenas questão de solidariedade de classe. É também um ótimo momento de pressionar pela ativação de mais creches e abertura de mais turmas através da convocação dos concursados!