Forme um Nó invisível

Um caminho que sugerimos para os que querem se organizar conosco para se defender e melhorar suas vidas é formar um  na nossa Rede de Solidariedade.

Um Nó Invisível é um grupo pequeno de trabalhadores e trabalhadoras na empresa ou no local de trabalho que garante o acesso dos trabalhadores daquele lugar às informações dos outros trabalhadores e informa o restante dos trabalhadores sobre o que tá rolando no local. São as pessoas que assumem a responsabilidade de tentar encorajar e fortalecer a solidariedade no local de trabalho.

Essas pessoas podem se encontrar de forma informal ou fazer uma reunião com alguma periodicidade – sugerimos que seja a cada uma ou duas semanas. Dependendo do nível de vigilância dos patrões, pode ser interessante aproveitar os momentos de lanche ou intervalo e conversar mais informalmente. Essas pessoas que se reúnem tem o papel de:

+ Estimular convivência entre os trabalhadores daquele – compartilhar café, copa, sair uns minutinhos do seu lugar pra conversar, cumprimentar todos os colegas e estimular os outros a fazerem o mesmo. Quem não convive não conhece e não tem condição de ser solidário.

+ Ficar atento às situações de constrangimento e possível assédio a que nós ou nossos colegas podem estar expostos. Procurar o colega depois de ele sofrer uma bronca pública para ver como ele se sente pode ajudar muito na condição do colega e estimular possíveis mudanças. Caso haja força, juntar os colegas para conversar com o chefe para que ele mude esse procedimento.

 + Buscar com que todos os trabalhadores do lugar sejam valorizados, respeitados, pagos em dia e conhecidos. E se não valorizados, investigar o porquê e tentar criar um clima em que todos sejam valorizados.

 + Ajudar os trabalhadores a se comunicarem diretamente e resolver seus problemas independente dos patrões e supervisores. Desestimular a cultura de delação, XNOVAGEM e fofoca.

Esses são alguns passos básicos para começar a se organizar no seu local de trabalho. Com um pouco de esforço e tempo disponível – e também contando com a colaboração dos colegas para não ser delatado ao chefe – dá pra fazer ainda algumas outras coisas. Abaixo colocamos mais dois passos que podem ajudar a quebrar o isolamento e contar com ajuda de outros grupos de trabalhadores, seja aproveitando um material já produzido (panfletos, textos, áudios) que seja de uma realidade semelhante a do seu local de trabalho, seja pedindo ajuda para publicar denúncias e solidariedade em geral ou produzindo seu próprio boletim com a auxílio de outros trabalhadores. Você pode fazer isso entrando em contato e fazendo parte da rede Invisíveis como pode também procurar ou formar outros grupos que tenham maior compatibilidade com a sua realidade. Apesar disso, nós, Invisíveis, sempre estaremos abertos a ajudar (mesmo que não se identifiquem como Invisíveis) e recebê-los na nossa rede, pois acreditamos que unidos seremos mais fortes!

 + Achar um jeito de fazer o boletim chegar na mão das pessoas que se interessam pelo Invisíveis. Achar um jeito de repassar os áudios e vídeos produzidos para as pessoas terem acesso às informações. Ajudar a alimentar a página, o site e a produzir boletins com informação quente da empresa ou local de trabalho.

 + Ficar de olho nos problemas e conflitos do lugar de trabalho, nas camaradagens invisíveis praticadas entre os trabalhadores e buscar relatos ou escrever/gravar esses relatos e repassar para o restante da rede para fortalecer essa cultura de pensarmos nosso cotidiano e nos comunicarmos com outros trabalhadores. Especial atenção para atrasos de salários, demissões injustas e cortes de pagamento.

Você não precisa fazer tudo sozinho! Das observações e conversas podem surgir ideias pra textos, vídeos, ações e outras coisas. A rede existe justamente pra possibilitar que a gente faça o que não conseguiríamos sozinhos – e para sentirmos que podemos fazerjá que não estamos mais sozinhos.