Quem somos

Ser trabalhador é muito difícil – se você está sozinho. A situação é parecida no bairro que a gente vive. Quantas vezes dependemos da ajuda do vizinho pra cuidar das crianças, levar pro hospital, quando falta comida ou queremos companhia? Quantas vezes dependemos do colega pra quebrar um galho pra gente conseguir ficar mais de boa no trabalho? A solidariedade é o que nos permite sobreviver nesse mundo de exploração. O Invisíveis foi criado para ampliarmos e aprofundarmos nossa solidariedade para conseguirmos sobreviver e ir além.

Muitos de nós mudam de emprego ou lugar com frequência – e todo lugar tem problemas parecidos. Na empresa os salários as vezes atrasam, o chefe ou os colegas nos oprimem, muitas vezes nos sentimos isolados e desrespeitados. Problemas no trabalho continuam depois do expediente – o ônibus lotado massacrante, o senhorio quer aumentar o aluguel ou nos despejar, tentam cortar nosso auxílio saúde ou seguro desemprego, um familiar está a meses na fila pra fazer um exame ou cirurgia. Tentam te convencer que esse é um problema só seu. Mas somos centenas, milhares, milhões que estamos nas filas da assistência, nos ônibus lotados, nas ruas sem asfalto. Trabalhamos nas empresas, aplicativos, órgãos “públicos”, nas ruas da cidade ou até mesmo estamos desempregados. O problema é nosso. Sendo assim o que podemos fazer e quem pode fazê-lo?

Somos pequenos grupos de trabalhadores de empresas públicas e privadas. Temos uma página no facebook, um site e boletins impressos para divulgar os problemas e fortalecer nossas lutas. Nenhum de nós é advogado, especialista ou amigo de jornalistas da Record, Globo ou SBT. Mas sabemos nossos direitos. Sabemos nos organizar. E sabemos que sem o nosso empenho, de nós trabalhadores, não há nada nesse mundo que funcione. Queremos discutir o problema junto com você, colega trabalhador, e te ajudar a se organizar com seus colegas para achar uma solução e saber que não está sozinho lá.