“Chateados” com nosso boletim, UFG e Star Serviços continuam sem pagar insalubridade e ainda atrasam salários
Já faz mais de um mês que o Invisíveis vem pautando a revolta dos trabalhadores da Star Serviço, empresa paraense terceirizada responsável pela jardinagem/roçagem da instituição.
O departamento da UFG responsável por cuidar dos contratos das empresas terceirizadas está descontente com a circulação de nossos boletins impressos denunciando o caso. Acham que “não é pra tanto”, “não é bem assim”. Mas é sempre muito fácil pedir calma numa sala confortável, debaixo de ar-condicionado, com o salário em dia, enquanto tem gente sob sol escaldante, cortando grama, batendo veneno, capinando terrenos imensos, se arriscando em caldeira, tudo sem a proteção adequada e sem receber nada. Agora, os trabalhadores estão começando a perder a paciência.
Os funcionários estão com o adicional de insalubridade atrasados agora HÁ MAIS DE UM ANO (o contrato da empresa que vencia em outubro foi prorrogado até o final de 2018), equipamentos de proteção individual defasado e desde o quinto dia útil desse mês estão SEM RECEBER O SALÁRIO!
Segundo depoimentos que recebemos, depois que os trabalhadores anunciaram no início da semana passada à gestão da instituição e aos seus supervisores que estava difícil continuar trabalhando nessas condições, um representante da UFG marcou com eles uma reunião para tentar acalmar os ânimos e indagar sobre o jornal. Os trabalhadores avisaram que “estava difícil continuar a trabalhar nessas condições”. Em resposta, foram entregues aos trabalhadores “novos” equipamentos de proteção (mais uma vez usados) e novamente alegaram a impossibilidade do pagamento do adicional para todos.
Nesse momento, o argumento da Universidade é que nem mesmo a sua administração está conseguindo entrar em contato com a central empresa. Isso mesmo, a UFG estendeu o vínculo de serviço com uma empresa que, além de não pagar os seus funcionários, nem faz questão de se explicar!
Pensando no transtorno causado após a nossa solidariedade com a reivindicação dos trabalhadores da Star, o Invisíveis vem a público dizer que continuará dando total apoio! Em breve um novo boletim especial sobre a situação será lançado.
Solidarize você tabém com os trabalhadores da Star Serviço. Ajude-os a cobrar a UFG e da empresa! Compartilhe esse texto e contribua na divulgação do próximo boletim para seguirmos causando “transtorno” a quem não valoriza o trabalho invisível.