Quem somos? Um site independente para uma rede de solidariedade de trabalhadores

Olá, caro leitor e leitora.

Esse site foi produzido por trabalhadores e trabalhadoras comuns que acreditam na importância da nossa organização autônoma, solidária. A construção de meios de comunicação independentes, em uma plataforma não empresarial, são uma parte que achamos fundamental nesse processo.

Nosso coletivo surgiu em meados de 2017 com a ideia de alguns trabalhadores e trabalhadoras de que precisávamos centrar a nossa ação política no principal lugar das nossas vidas: nossos locais de trabalho e nas pessoas mais presentes do nosso cotidiano – nossos colegas terceirizados, efetivos, precários ou estáveis. Começar pelas nossas vidas para dar o pontapé de uma transformação mais profunda na nossa sociedade, em que os trabalhadores tenham mais voz e poder, uma vez que sem nós não há uma coisa que funcione nesse mundo. Começamos com boletim impresso e uma página no facebook. Esse site faz parte do esforço de publicizar os problemas “particulares” da nossa vida de exploração. Ele ainda está em construção, precisa ser aprimorado – assim como os nossos esforços de organização e luta nesse momento histórico. Contamos com sua participação, leitor, em forma de sugestões e comentários para esse aprimoramento. Esperamos, também, que essa iniciativa impulsione outras similares e contamos com a solidariedade de outros grupos e plataformas com interesses comuns. Não fizemos esse site para substituir ou competir com ninguém e sim para somar.

Também fizemos esse site para disponibilizar uma história do que já fizemos para trabalhadores que se interessem e vivam situações semelhantes. Nas categorias ao lado estão as nossas campanhas, denúncias produzidas, esforços de investigação das condições de trabalho, relatos das lutas que apoiamos e participamos. Disponibilizamos também o download do arquivo das nossas edições “regulares” e das nossas edições “especiais”.

Abaixo, divulgamos o documento que explica nossa atual proposta de organização para uma rede de solidariedade de trabalhadores.

QUEM SOMOS

 

Ser trabalhador é muito difícil – se você está sozinho. A situação é parecida no bairro que a gente vive. Quantas vezes dependemos da ajuda do vizinho pra cuidar das crianças, levar pro hospital, quando falta comida ou queremos companhia? Quantas vezes dependemos do colega pra quebrar um galho pra gente conseguir ficar mais de boa no trabalho? A solidariedade é o que nos permite sobreviver nesse mundo de exploração. O Invisíveis foi criado para ampliarmos e aprofundarmos nossa solidariedade para conseguirmos sobreviver e ir além.

Muitos de nós mudam de emprego ou lugar com frequência – e todo lugar tem problemas parecidos. Na empresa os salários as vezes atrasam, o chefe ou os colegas nos oprimem, muitas vezes nos sentimos isolados e desrespeitados. Problemas no trabalho continuam depois do expediente – o ônibus lotado massacrante, o senhorio quer aumentar o aluguel ou nos despejar, tentam cortar nosso auxílio saúde ou seguro desemprego, um familiar está a meses na fila pra fazer um exame ou cirurgia. Tentam te convencer que esse é um problema só seu. Mas somos centenas, milhares, milhões que estamos nas filas da assistência, nos ônibus lotados, nas ruas sem asfalto. Trabalhamos nas empresas, aplicativos, órgãos “públicos”, nas ruas da cidade ou até mesmo estamos desempregados. O problema é nosso. Sendo assim o que podemos fazer e quem pode fazê-lo?

Somos pequenos grupos de trabalhadores de empresas públicas e privadas. Temos uma página no facebook, um site e boletins impressos para divulgar os problemas e fortalecer nossas lutas. Nenhum de nós é advogado, especialista ou amigo de jornalistas da Record, Globo ou SBT. Mas sabemos nossos direitos. Sabemos nos organizar. E sabemos que sem o nosso empenho, de nós trabalhadores, não há nada nesse mundo que funcione. Queremos discutir o problema junto com você, colega trabalhador, e te ajudar a se organizar com seus colegas para achar uma solução e saber que não está sozinho lá.

FORME UM NÓ INVISÍVEL

Um caminho que sugerimos para os que querem se organizar conosco para se defender e melhorar suas vidas é formar um  na nossa Rede de Solidariedade.

Um Nó Invisível é um grupo pequeno de trabalhadores e trabalhadoras na empresa ou no local de trabalho que garante o acesso dos trabalhadores daquele lugar às informações dos outros trabalhadores e informa o restante dos trabalhadores sobre o que tá rolando no local. São as pessoas que assumem a responsabilidade de tentar encorajar e fortalecer a solidariedade no local de trabalho.

Essas pessoas podem se encontrar de forma informal ou fazer uma reunião com alguma periodicidade – sugerimos que seja a cada uma ou duas semanas. Dependendo do nível de vigilância dos patrões, pode ser interessante aproveitar os momentos de lanche ou intervalo e conversar mais informalmente. Essas pessoas que se reúnem tem o papel de:

+ Estimular convivência entre os trabalhadores daquele – compartilhar café, copa, sair uns minutinhos do seu lugar pra conversar, cumprimentar todos os colegas e estimular os outros a fazerem o mesmo. Quem não convive não conhece e não tem condição de ser solidário.

+ Ficar atento às situações de constrangimento e possível assédio a que nós ou nossos colegas podem estar expostos. Procurar o colega depois de ele sofrer uma bronca pública para ver como ele se sente pode ajudar muito na condição do colega e estimular possíveis mudanças. Caso haja força, juntar os colegas para conversar com o chefe para que ele mude esse procedimento.

 + Buscar com que todos os trabalhadores do lugar sejam valorizados, respeitados, pagos em dia e conhecidos. E se não valorizados, investigar o porquê e tentar criar um clima em que todos sejam valorizados.

 + Ajudar os trabalhadores a se comunicarem diretamente e resolver seus problemas independente dos patrões e supervisores. Desestimular a cultura de competição, delação, XNOVAGEM e fofoca.

Esses são alguns passos básicos para começar a se organizar no seu local de trabalho. Com um pouco de esforço e tempo disponível – e também contando com a colaboração dos colegas para não ser delatado ao chefe – dá pra fazer ainda algumas outras coisas. Abaixo colocamos mais dois passos que podem ajudar a quebrar o isolamento e contar com ajuda de outros grupos de trabalhadores, seja aproveitando um material já produzido (panfletos, textos, áudios) que seja de uma realidade semelhante a do seu local de trabalho, seja pedindo ajuda para publicar denúncias e solidariedade em geral ou produzindo seu próprio boletim com a auxílio de outros trabalhadores. Você pode fazer isso entrando em contato e fazendo parte da rede Invisíveis como pode também procurar ou formar outros grupos que tenham maior compatibilidade com a sua realidade. Apesar disso, nós, Invisíveis, sempre estaremos abertos a ajudar (mesmo que não se identifiquem como Invisíveis) e recebê-los na nossa rede, pois acreditamos que unidos seremos mais fortes!

 + Achar um jeito de fazer o boletim chegar na mão das pessoas que se interessam pelo Invisíveis. Achar um jeito de repassar os áudios e vídeos produzidos para as pessoas terem acesso às informações. Ajudar a alimentar a página, o site e a produzir boletins com informação quente da empresa ou local de trabalho.

 + Ficar de olho nos problemas e conflitos do lugar de trabalho, nas camaradagens invisíveis praticadas entre os trabalhadores e buscar relatos ou escrever/gravar esses relatos e repassar para o restante da rede para fortalecer essa cultura de pensarmos nosso cotidiano e nos comunicarmos com outros trabalhadores. Especial atenção para atrasos de salários, demissões injustas e cortes de pagamento.

Você não precisa fazer tudo sozinho! Das observações e conversas podem surgir ideias pra textos, vídeos, ações e outras coisas. A rede existe justamente pra possibilitar que a gente faça o que não conseguiríamos sozinhos – e para sentirmos que podemos fazerjá que não estamos mais sozinhos.