Manual de auto organização contra a covid-19

Trabalhadores unidos contra a Covid-19

Fizemos esse manual porque estamos sendo obrigados a trabalhar sem nenhuma orientação para enfrentar a COVID-19 e sabemos que essa é a situação da maioria dos trabalhadores. Enquanto os empresários, juízes, prefeitos e governadores brincam com a saúde da população decretando e suspendendo quarentena, os trabalhadores continuam obrigados a trabalhar. É isso ou morrer de fome! Além de exigir que as atividades se mantenham em funcionamento, as empresas não fornecem EPI, orientações ou promovem adaptações dos locais de trabalho e transporte coletivo.

Mas então, o que fazer? Como lidar com essa situação desesperadora? Veja no nosso nosso manual abaixo e as instruções abaixo!


O mais importante é entender que você não está sozinho, seu colega também está preocupado. A partir de uma simples conversa pode surgir uma rede de solidariedade e mobilização para que todos lutem pela segurança no trampo. Quais são os problemas que enfrentam no trampo? No seu trampo, tudo está adequado para seguir as recomendações técnicas para prevenção do vírus? Tem segurança no busão? E se um colega pegar COVID-19, o que fazer? Temos algumas ideias que surgiram a partir das nossas experiências e algumas informações importantes a respeito da doença nesse manual. Com união e auto-organização podemos sobreviver. Compartilhe e denuncie! Cola com a gente! Somos um coletivo de trabalhadores de vários cantos do Brasil e acreditamos que juntos podemos sobreviver. A vida de cada trabalhador é importante.