A batalha do balcão da Biblioteca Central da UFG

10 de outubro de 2017

Trabalhadores da UFG da Biblioteca Central constituem comissão para lutar por melhores condições de trabalho e por mais poder sobre as mudanças que ocorreram recentemente.

 

17 de outubro de 2017

GESTÃO DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UFG RESPONDE ABAIXO ASSINADO
por trabalhadora da biblioteca

“Em menos de uma semana, a gestão da Biblioteca Central respondeu por escrito e a todos os integrantes da Comissão do Empréstimo, Circulação e Atendimento ao abaixo assinado que entregamos pedindo melhorias.

A direção mandou ofício para que o engenheiro venha se reunir conosco e ouvir o que temos a dizer sobre a organização do nosso espaço de trabalho. A gestão também se comprometeu a arrumar imediatamente um umidificador e que os trabalhadores discutam e decidam sobre um modelo de ventilador a ser instalado. Sobre o ponto 3 de democracia nas relações de trabalho, não houve muita mas resposta mas inicia-se o debate a partir da questão prática que é a reestruturação do setor.

Isso mostra que quando nos unimos e temos clareza das nossas reivindicações conseguimos avançar nas melhorias sem precisar ficar devendo favor pra ninguém.

Os trabalhadores vão continuar mantendo pressão pra conseguir que as promessas se concretizem, mas a largada foi favorável ao nosso movimento”!

 

Junho de 2018

Em 10/10/2017, a Comissão dos Trabalhadores do Setor de Circulação, Atendimento e Empréstimo da Biblioteca Central da UFG fizeram um abaixo assinado pedindo melhorias no local de trabalho. Pediram a readequação do balcão, reforma do espaço de trabalho em que a equipe ditasse ao engenheiro as mudanças necessárias, mais ventiladores, melhor climatização e maior democracia no local de trabalho.

A resposta ao abaixo assinado foi rápida: em 17 de outubro um documento oficial foi enviado a cada um dos assinantes do abaixo assinado explicando que foi marcada reunião com engenheiro, que queriam que indicassem o modelo de ventilador. Foi o que foi feito pela comissão.

Em poucos meses, o balcão foi reformado, melhorando o ambiente de trabalho. E hoje, 15 de junho, finalmente chegaram os ventiladores. Não apenas os que pedimos, mas um também para os colegas terceirizados do setor do atendimento que cuida das mochilas dos alunos. São esses ventiladores pretos, novinhos em folha.

Tudo isso foi conseguido com a união coletiva dos trabalhadores do chão da biblioteca, sem troca de favores, segredinhos ou privilégios com as chefias. Ainda é necessário lutar pelo terceiro posto de atendimento, mas os trabalhadores saíram mais fortes dessa. Nossa solidariedade é a nossa maior arma – e quanto mais se expande, mais forte fica!

O balcão reorganizado e espaçoso e mais um ventilador

Um ventilador também foi adquirido para os terceirizados