UERJ: Terceirizados Impedidos de Usar Elevadores

Além da falta de adicional de insalubridade, cortes no descanso semanal remunerado como punição contra atrasos, os funcionários da limpeza estão sendo impedidos de usar elevadores, ao estarem uniformizados. Ascensoristas estão sendo ameaçados pela nova administração para não deixar eles entrarem.

A única alegação possível para não usarem os elevadores (alguns sendo reformados depois de anos sem renovação) seria a presença de cargas ou equipamentos volumosos de serviço, que impediria a entrada de estudantes e outros funcionários. Mas fora isso, os funcionários terceirizados sempre puderam usar os elevadores. Alguns estão relatando que se trata de pura discriminação e impedimento do uso de um meio de locomoção dentro da UERJ. Conforme disse uma(a) funcionária(o) da limpeza:

isso ai é discriminação mesmo. eu entrei no elevador com uniforme e pareceu que deixaram de boa. Tinha ido testar, porque colegas me falaram que tavam proibindo entrada no elevador e eu queria ver como era. Quando desci a ascensorista me disse que era pra eu não entrar, ainda mais de uniforme por que tavam pegando em cima deles. A acensorista me perguntou se eu já estava sabendo na nova lei e que tinha medo de ser flagrada pelas câmeras me deixando entrar. Outra ascensorista pediu pelo amor de deus pra gente não arrumar problema. E trabalhador quando fala assim, do que ta sofrendo, já sabe. Trabalhador não mente. Olhei pro lado e tinha um rapaz de terno, ele era negro ou filho de negro. Provavelmente cotista ou filho de cotista. Perguntei se ele era do direito. Ele falou que era. Eu disse ‘é foda né’. Ele riu meio bolado e disse ‘absurdo Isso’. Isso ai é coisa dessa nova administração, agora com esses novos elevadores vai piorar muito. Pode confiar.