Camaradagens Invisíveis 1-5

Em qual momento sua camaradagem com os colegas de trabalho foi importante? Você conhece alguma história em que a solidariedade entre os colegas fez a diferença? Mande seu relato para o Invisíveis e vamos compartilhar também os nossos pequenos (e ao mesmo tempo gigantes) exemplos de solidariedade com os nossos companheiros no local de trabalho, as pequenas alegrias que nos dão algum fôlego.

#1

A LICENÇA “ESQUECIDA”

Em uma escola municipal, um senhor que trabalhava na limpeza há mais de 20 anos aguardava ansiosamente a oportunidade de tirar a tão sonhada licença prêmio (concedida ao por tempo de serviço) e finalmente emendar com a aposentadoria. O descanso que traria uma pequena compensação para mais de duas décadas de trabalho pesado no sucateado sistema público de ensino. Na secretaria do município haviam lhe dito que assim que saísse o resultado do pedido de licença no Diário Oficial, ele ficaria ciente. Mas não foi o que aconteceu. O prazo informado já tinha passado e nada. Ele ligou inúmeras vezes na secretaria, mas não o avisaram de nada novo. Já passava de duas semanas do início do mês e o transtorno só não foi maior graças a uma das coisas que nos mantém vivos no trabalho: a camaradagem invisível. Uma funcionária da secretaria da escola onde ele trabalhava, se ofereceu para acessar a página online do Diário Oficial e encontrou o nome do trabalhador entre aqueles contemplados com a licença. Só por esse pequeno gesto, o senhor pôde finalmente encerrar suas atividades e aproveitar o seu direito.

 

#2

A FESTA JUNINA

Teve festa junina na escola, foi entregue para os professores ingressos para vender. Foi dito que quem não vendesse tudo teria que pagar do próprio bolso. Fomos cobrados, eu disse que não iria pagar, não tinha como, já que não estava recebendo ainda. Alguns professores da escola, ao escutarem minha fala, se mobilizaram em meu apoio, pediram para os alunos comprarem de mim. Vários alunos foram bem solidários, consegui vender a maioria dos ingressos, faltou apenas um. Mas a solidariedade não parou por ai, alguns outros professores também não conseguiram vender todos os ingressos. Logo, começaram a se manifestar contra o pagamento dos ingressos também. A gestão teve que recuar, por fim conseguimos que ninguém tivesse que pagar pelos ingressos que não foram vendidos.

 

#3

A PERGUNTA

O professor estava com o salário atrasado. Um mês. Dois meses. No terceiro mês os alunos perguntam: “professor, cadê as notas”? O professor explica: “Não pagaram meu salário. Parece que não vão pagar. Nem tenho como inserir as notas”. E a pergunta que todo professor tá acostumado a receber todo dia, como pressão pra acelerar o trabalho, mudou. E todo dia os alunos passaram a perguntar: “Já recebeu, professor”? E o cumprimento passou a ser repetido em todas as salas: “Já recebeu, professor”? A pressão foi se acumulando até que o pagamento foi feito e todos comemoraram juntos.

 

#4

O CAFÉ DA MANHÃ

Por uma trabalhadora Invisível

“Aqui tem uma pessoa camarada que todas as manhãs ao chegar faz um café delicioso. Todas as pessoas que entram no prédio podem provar deste café sem distinção se é terceirizado, efetivo, se “é do prédio”. Ela ajuda todos a ficarem alertas pro dia de trabalho com seu jeito sereno, alegre e de bom coração. Pessoas assim valorizam nosso dia e precisam ser valorizadas da também”.

 

#5

ACONTECEU COMIGO – A REVOLUÇÃO NO SUPERMERCADO

Por uma trabalhadora invisível

“Eu costumava trabalhar na lanchonete de um supermercado. Um dia cheguei pra trabalhar como de costume e fui no banheiro me trocar. Acabei esquecendo uma blusa na parede do banheiro. Quando me lembrei e voltei pra buscar, ela não estava mais lá. Fui na gerência e falei do ocorrido e poucos minutos depois veio o gerente me reclamar que eu estava errada. Eu disse a ele: a blusa era minha, não dava direito de ninguém pegar. O supermercado tinha que ter guarda volume! E nesse caso quem vai me ressarcir? Conversei com o gerente na frente de todo mundo e as pessoas perceberam que poderia ter acontecido com elas também. Depois disso foi construído um guarda volume para os funcionários e serviu a todos como lição. De que a gente unido e sabendo do nosso direito tem força sim. E consegue melhoria não é só pra um: é pra todos”!